Audiência Preliminar na ação coletiva Fiat Chrysler Investor Redress Case (16 de junho de 2025)

Read Time:2 Minute, 46 Second

A Citizens’ Voice e a ATM – Associação de Investidores vêm informar sobre um desenvolvimento relevante na ação coletiva de defesa de investidores iniciada pela Fiat Chrysler Investors Recovery Stichting (FCIRS), uma fundação apoiada pela nossa confederação Better Finance, pela ATM e pela Citizens’ Voice.

Uma audiência judicial terá lugar no Tribunal Distrital de Amesterdão, no dia 16 de junho de 2025, na qual será avaliada a legitimidade e representatividade da FCIRS. Este é um passo determinante para se decidir se a fundação poderá representar oficialmente os investidores lesados no processo relativo ao caso Fiat Chrysler (2016–2021), tendo em conta o regime de ação coletiva na Holanda, que é diferente de Portugal.

Perante esta fase crítica, apelamos para que informem as vossas redes e comunidades de investidores e consumidores de produtos financeiros, incentivando os acionistas de retalho (não qualificados / não profissionais) afetados a registarem-se junto da fundação para aderirem à ação judicial. Uma elevada taxa de adesão reforçará substancialmente o mandato da FCIRS perante o tribunal.

Este apoio insere-se no compromisso firme da Citizens’ Voice e da ATM, assim como da Better Finance, com a defesa da equidade e igualdade de tratamento de todos os investidores, também consumidores de produtos financeiros, perante a lei. Reiteramos também o nosso apelo aos decisores políticos e reguladores para que tomem medidas concretas que permitam aos cidadãos da UE, enquanto aforradores, investidores e consumidores, defenderem de forma mais eficaz os seus direitos. Só com reformas significativas poderá a União Europeia construir um mercado de capitais e de consumo verdadeiramente competitivo e justo, que inspire confiança tanto nos investidores de retalho, enquanto consumidores, como nos institucionais.

Agradecemos desde já a divulgação desta oportunidade junto das vossas redes.

PEDIDO / CLAIM

Investidores com Ações da Fiat Chrysler Sofreram Prejuízos Devido ao Comportamento Ilegal da Empresa

Durante anos, a Fiat Chrysler ocultou o seu comportamento ilícito: a instalação de software fraudulento nos seus veículos, concebido para manipular os testes de emissões impostos pelos reguladores. O encobrimento desta prática não prejudicou apenas os proprietários dos veículos Fiat Chrysler – afetou também os investidores em ações da empresa.

Sempre que surgia uma nova revelação sobre o seu envolvimento neste escândalo, o valor das ações da Fiat Chrysler caía drasticamente. O facto de a empresa não ter divulgado esta informação em tempo útil causou prejuízos aos investidores, que têm direito a ser indemnizados pelo seu sucessor legal, a Stellantis.

Os investidores que compraram e/ou detiveram ações da Fiat Chrysler no Mercato Telematico Azionario (MTA), em Milão (Itália), durante o período compreendido entre 13 de Outubro de 2014 e 23 de Maio de 2017, podem ter sofrido perdas devido a estas falhas de divulgação e têm agora direito a aderir à ação coletiva.

Quem pode aderir?

A ação coletiva está aberta a todos os investidores que:

  • tenham comprado e/ou detido ações ordinárias da Fiat Chrysler Automobiles N.V.;

  • na bolsa Mercato Telematico Azionario (MTA) em Milão (Itália);

  • entre 13 de Outubro de 2014 e 23 de Maio de 2017.

Como posso aderir?

Clique no botão abaixo para registar o seu interesse e apoio à ação promovida pela FCIRS e para receber mais informações sobre a ação colectiva. Ser-lhe-ão enviados todos os detalhes da reclamação e as instruções para participar.

REGISTO NA AÇÃO COLETIVA CONTRA A STELLANTIS

Citizens’ Voice
ATM – Associação de Investidores

Previous post Condenação do Presidente do Infarmed em caso de incumprimento da sentença