Comunicação à CMVM sobre a Oferta Pública de Aquisição da Greenvolt – Energias Renováveis, S.A.

Read Time:1 Minute, 38 Second

A ATM – Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais e a Citizens’ Voice – Consumer Advocacy Association, vem informar os investidores e consumidores de serviços financeiros e demais interessados que, na data de hoje, 22.12.2023, remeteu uma carta ao Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a abordar questões pertinentes relativas à oferta pública geral e voluntária de aquisição de ações da Greenvolt – Energias Renováveis, S.A (“oferta”).

Na referida carta, a ATM destaca a informação sobre a decisão da GV Investor em não vender as Obrigações Convertíveis na oferta e considerar a possibilidade de conversão dessas obrigações em ações, caso ocorra uma alteração de controlo. A ATM salienta que o preço de conversão fixado em €10 por ação deve ser considerado na contrapartida da oferta pública de aquisição, em linha com o artigo 188 (1, a) do Código dos Valores Mobiliários (CVM), caso essa conversão de facto ocorra durante a pendência da oferta.

Adicionalmente, aborda a questão da aquisição potestativa nos termos do artigo 194 do CVM e sua incompatibilidade com a Diretiva 2004/25/CE. A ATM argumenta que o CVM, ao focar exclusivamente nos 90 % dos direitos de voto correspondentes ao capital social, não alinha com o estabelecido na supra referida diretiva, que exige ao oferente atinga ou ultrapasse os 90 % do capital com direito de voto e 90 % dos direitos de voto abrangidos pela oferta.

Por fim, a ATM requer que a CMVM ordene esclarecimentos por parte da oferente em relação ao valor mínimo da contrapartida perante a conversão das obrigações convertíveis em ações e ao eventual direito de aquisição potestativa, conforme estabelecido pela diretiva 2004/25/CE.

A ATM reitera o seu compromisso em assegurar a transparência e o cumprimento das normas legais no mercado de capitais, agindo em defesa dos interesses dos seus associados e do mercado em geral.

Pode aceder à missiva enviada à CMVM no seguinte url: DIR-CE-2023-34 – OPA GREENVOLT_signed

Previous post Pingo Doce condenado pela prática de um crime de especulação de preços em 300.000 euros.
Next post Conferência Direito da União Europeia, Direito da Concorrência, Direito do Consumo e Comércio Internacional