Ata 5 da Assembleia Geral de Associados de 23 de agosto de 2024
Ata 5
Aos vinte e três de agosto, pelas nove horas, reuniu, a Assembleia Geral da CITIZENS’ VOICE – CONSUMER ADVOCACY ASSOCIATION, no lugar na Vinagra Village, Viana do Alentejo, Portugal (82PX+W2, Viana do Alentejo), sob a presidência do presidente da mesa da assembleia geral, o Joaquim José Marques Cardoso, tendo a reunião decorrido também por videoconferência, para deliberar sobre os seguintes pontos da ordem de trabalhos:
1. Ratificação da eleição dos membros dos órgãos sociais;
2. Ratificação de todos os atos praticados pelos membros da direção;
3. Apresentação, discussão e aprovação do relatório de contas, referente ao ano de 2023;
4. Apresentação e discussão da situação financeira e económica da associação a Julho de 2024;
4. Outros assuntos de interesse.
Não estando presentes o número suficiente de associados, a Assembleia Geral, de acordo com a respetiva convocatória, abriu um hora depois e iniciou os seus trabalhos às dez horas. Estavam presentes seis associados, incluindo Joaquim José Marques Cardoso, presidente da Mesa da Assembleia Geral.
O presidente da mesa da Assembleia Geral de Associados começou por cumprimentar os presentes, notando que faltavam muitos associados apesar da tentativa de localizar a assembleia num local acessível também a sócios de Lisboa e de do Sul do pais. Fez constar que não estavam presentes, presencialmente, num membro da direção.
De seguida, o presidente da mesa da Assembleia Geral de Associados deu início aos trabalhos com a ordem de trabalhos.
O presidente da mesa da Assembleia Geral de Associados passou então à discussão e deliberação do Ponto Um da ordem do dia, para a ratificação da eleição dos membros dos órgãos sociais.
Colocada a proposta à votação, com a utilização de voto secreto, a mesma foi aprovada com voto a favor de todos os presentes.
O presidente da mesa da Assembleia Geral de Associados passou então à discussão e deliberação do Ponto Dois da ordem do dia, a ratificação de todos os atos praticados pelos membros da direção.
Colocada a proposta à votação, a mesma foi aprovada com voto a favor de todos os presentes.
O presidente da mesa da Assembleia Geral de Associados passou então à discussão e deliberação do Ponto Três da ordem do dia, relativo à apresentação, discussão e aprovação do relatório de contas, referente ao ano de 2023.
O Senhor Dr. Octávio Viana, por intermédio de meios telemáticos, fez uma breve apresentação do relatório e contas. Enfatizou, não só a situação financeira da Citizens’ Voice a dezembro de 2023, mas também a situação atual, à data, referindo que a Citizens’ Voice tem uma dívida líquida de €898,799 a fornecedores, sem qualquer atraso ou mora. Embora o valor seja elevado, a Citizen’s Voice estará em condições de cumprir com o seu pagamento. Espera ainda que tal valor venha a aumentar, ainda este ano de 2024, em perto de €20.000 com custas judiciais, incluindo pagamentos de custas e multas em ações populares de que saiu vencida.
Explicou que atento ao plano de atividades que a Citizen’s Voice pretende promover em 2025, nomeadamente conferências e encontros, tanto em Portugal, como no estrangeiro, terá de procurar patrocínios para essas atividades, eventualmente junto da industria, sociedades de advogados, financiadores de litígios e outras identidades, salvaguardando sempre quaisquer conflitos de interesse.
Não tendo sido colocadas questões e estando os associados esclarecidos, o presidente da mesa da Assembleia Geral de Associados colocou à votação o relatório e contas de 2023, o qual foi aprovado por unanimidade.
Passou-se à discussão do Ponto Quatro da ordem do dia para discutir a apresentação e discussão da situação financeira e económica da associação a Julho de 2024. O Senhor Dr. Octávio Viana, reiterou o que tinha tido oportunidade de dizer na deliberação do ponto anterior.
Não tendo sido colocadas questões e estando os associados esclarecidos, o presidente da mesa da Assembleia Geral de Associados passou para o ponto seguinte da ordem de trabalhos, a discussão de outros assuntos de interesse.
Face à presente de tão poucos associados, apesar de atualmente a associação já contar com um número de associados e pedidos de registo de associados, entendeu-se não haver outros assuntos a serem tratados.
Não tendo sido colocadas questões e estando os associados esclarecidos, o presidente da mesa da Assembleia Geral de Associados agradeceu a presença de todos e encerrou a assembleia pelas dez e quarenta aproximadamente.
A presente ata vai ser assinada pelo presidente da mesa da Assembleia Geral de Associados, logo que dactilografada e passada para o livro de atas.
O presidente da mesa da Assembleia Geral de Associados,
(Joaquim José Marques Cardoso)